quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Journey to the Centre of the Earth

Recentemente terminei de ler o livro ''Journey to the Centre of the Earth'' por Jules Verne e como ele me deixou instigado por um bom tempo resolvi postar aqui um pequeno texto sobre. A minha edição é a seguinte:



Esse livrinho me fez perder muitas noites de sono. Não é uma reclamação, muito pelo contrário, eu simplesmente não consegui parar de ler. Gostei muito do Verne, apesar de ter me surpreendido em termos de estrutura de narração, como ele faz as coisas se entrelaçarem e se desenrolarem em seguida, e me impressionou também a precisão de seus comentários científicos. Sempre houve um certo preconceito literário em relação a ele pelos comentários polítcos feitos em seus livros, como por ex. em ''20 mil léguas submarinas'', onde ele insulta a marinha inglesa várias vezes por meio do personagem do Captain Nemo (insultos esses ignorados em várias traduções feitas pelo mundo, o que fez o cenário intelectual negar a legitimidade de várias de suas obras). A maior surpresa quanto ao enredo, no meu ponto de vista, é a o tempo que os personagens demoram para atingir o centro da terra. Eu assisti uma adapção feita em 2008 com Brendan Fraser e esperava uma descrição mais completa dos cenários do centro do globo, quando na verdade ele descreve a viagem ''mesmo''. Digo a viagem ''mesmo'' porque a estória narrada por Verne é basicamente o caminho árduo e traiçoeiro de Hamburgo até o interior da Islândia, e depois do monte Sneffels até o centro da terra. Os cenários consagrados pelo filme ''Journey to the Center of the Earth'' de Henry Levin (1959) como a floresta de cogumelos, o oceano debaixo da terra e as criaturas pré-históricas constituem uma parte ínfima do enredo, no entanto, Verne diverte com classe todos os tipos de curiosos com informações sobre pressão atmosférica e fenômenos acústicos cientificamente corretas.

Pesquisando mais sobre o assunto vim a descobrir que Verne nada mais fez que passar para a estrutura narrativa teorias científicas malucas populares por algum tempo sobre a Terra oca. Isso mesmo, alguns cientistas acreditaram e tentaram todo o tipo de experimento maluco para provar que o planeta terra era na verdade oco. Os dois intelectuais mais conhecidos (e mais malucos também hehe) que acreditavam nessa hipótese foram Edmund Halley (o do cometa) e Leonhard Euler. Apesar de acreditarem na mesma teoria, pensavam de forma diferente. Halley acreditava que a terra era composta de vários núcleos internos, como bonecas russas, e que, assim como Deus povoou a última superfície ele teria também povoado os núcleos internos. Euler por sua vez acreditava que a terra era completamente oca, contando com um núcleo único central, e que para se chegar no interior da terra bastava procurar as entradas dos pólos (isso mesmo, pólos abertos):



Meio (muito) doido mas é uma boa leitura!

text by Jorge Capel xxx

7 comentários:

Babi disse...

Interessante! nunca tive vontade de ler, mas agora vc me convenceu! Vou ver se compro esta mesma edicao q vc leu (estes classicos eu encontro aki por só 3,10 euros!!!)

JORGE CAPEL disse...

barbara quando eu for rico vou abrir uma loja da penguin aqui no brasil, nossa como eh dificil acha-los aqui, ng merece! Mas vc nao vai se arrepender, eh mto interessante!

Babi disse...

jorge
se vc gostou da historia do pinto de luz, da uma acompanhada nesse site, foi la q eu vi... é ótimo!
http://www.papelpop.com/

vou bolar alguma coisa pra escrever no outro blog... pode deixar

Babi disse...

http://www.papelpop.com/o-nome-completo-do-jesus-e/

Babi disse...

se vc quiser, me fala q t mando algum livro da penguin!

Babi disse...

a gente pode combinar alguma troca, sei la, pq acho dificil pra vc me mandar dinheiro... às vezes eu t mando uns e vc me manda alguns em portugues... (so to lendo em ingles, isso cansa) v ai o q vc acha e me fala...
da Penguin eu inclusive tenho o Sherlock Holmes, e tenho outros classicos de uma colecao/editora que chama Wordworth classics (deles eu tenho David Copperfield e Dorian Gray, e mandei o Peter Pan pra Ro) acho ate melhor, pq eles tem uma introducao escrita por professores sobre o livro mto boa! www.wordsworth-editions.com , www.penguinclassics.co.uk ,da uma olhada nos sites e v c vc se interessa por algum e me fala, ai vejo se encontro aki.

Thiago Terenzi disse...

quero ler o livro!


vi os dois fimes, mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro. Parece ser interessante.